sexta-feira, 28 de setembro de 2007

O VERBO DE DEUS

I. A divindade do Verbo (1:1,2)

No princípio era o verbo, e o verbo estava com Deus, e o verbo era Deus (1:1). A expressão “no princípio” indica o período no qual Deus criou todas as coisas Gn 1:1-2:3. O termo verbo ou “logos” refere-se a Cristo como Criador do universo. O estoicismo ensinava que o logos é um poder racional de origem divina que ordena e dirige o universo. Zenão de Cício fundador do estoicismo, afirmava que toda realidade é material, porém possui um logos ou razão divina. Acreditava que a alma humana é uma manifestação do logos. Filo, o judeu, dizia que Deus é um ser sem atributos, tão elevado sobre o mundo, que para se chegar a Ele era necessário uma classe de mediadores, os quais ele chamou de idéias. Filo falava da impersonalidade do logos como sendo a essência imaterial da mente de Deus, de onde teria procedido o plano e o padrão da criação. O conceito filosófico é de que Deus não pode contaminar-se com a vil matéria, por isso precisa contar com agentes, tanto na criação como nos seus contactos com o mundo. O princípio de mediação entre Deus e a matéria seria a Razão ou Logos. João inicia o seu livro revelando que, o Logos de Deus que criou todas as coisas, que rege o universo com inteligência, que se manifesta na alma humana e que faz a aproximação entre a criatura e o Criador é Jesus Cristo - expressão máxima da idéia de Deus. O apóstolo João se aproveitou de uma idéia bem conhecida no mundo helenista para revelar o Filho de Deus aos homens.

“Era o verbo, e o verbo era Deus”. Essas frases indicam que o verbo não fora criado por Deus no princípio, pois Ele era Deus – ser existente por si mesmo. Jesus Cristo é o Pai da eternidade Is 9:6, a origem da eternidade, a razão da existência da eternidade. Ele é o princípio da criação de Deus, ou seja, a razão da existência de tudo, o começo e o fim Ap 3:14; 21:6; 22:13, sempre esteve no Pai e com o Pai, e João mostra isso do início ao fim de seu evangelho (8:19,42; 10:30; 14:6,9-11,20,23; 15:23,24; 16:28,32; 17:5,21; 20:17).

Ele estava no princípio com Deus (1:2). Essa citação reafirma a eternidade e a divindade do Verbo. O Verbo não fora criado, pois quando Deus deu início à obra da criação Ele já estava com Deus; em comunhão eterna com o Pai (17:5).

10 comentários:

Cláudio Roberto - Versão BETA disse...

Paz do Senhor pastor Jackson.
Não pode imaginar como estou feliz em estar postando uma mensagem em seu blog. Meu nome é Cláudio Roberto de Souza, evangelista da AD em Uberaba e por incrivel que possa parecer, no dia de hoje (7-6-08) estivemos em momento de confraternização com alguns irmãos em um sitio aqui perto, quando iniciaram a conversa sobre homens de nossa nação que são ministradores admiráveis da Palavra. Eu comentei com os irmãos sobre seu ministério, até havia dito que o pastor havia sumido e nunca mais havia tido notícias, citei que a última vez que o vi ministrando foi em um congresso de extensão de Camburiú em Uberlândia no ano de 1996. Falei aos irmãos que assim que chegasse em casa, iria tentar pesquisar na internet e acabo encontrando o pregador que sempre me influenciou atraves de uma única fita cassete.
Tenho essa fita antiquíssima em que o pastor está pregando em uma cidadezinha chamada Caratinga (nem sei onde fica), mas na época falou sobre o importância de termos o "azeite de Deus na cabeça"... Que mensagem... Antes mesmo de aceitar a Jesus como Salvador da minha vida, eu sempre ouvia essa fita, sempre a tive no meu carro, em minha casa, sempre por perto. Quero apenas deixar o registro de que tem a minha admiração e respeito. Sua simplicidade misturada com profundo conhecimento e experiências o diferencia de todos os demais... Continue sendo uma benção...
Irmão em Cristo
Claudio Roberto

Regivando alexandrino disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Regivando alexandrino disse...

oi amdo? meu nome regivando sou de fortaleza outro dia o irmao veio aki perto en caucaia e eu fui apé e falei depoi com o irmao vc pregou no congresso de senhora nos aki adoramos o irmao de verdade aconpanho o irmao a dez anos irmao mande foto sua...sou da ad no ceara e gostamos muito de suas menssagem avivalistas

Regivando alexandrino disse...

irmao sou Regivando alexandrino moro em fortaleza outro dia o irmao veio aki em caucaia e pregou no ministerio fortaleza eu fui apé amais de 10 kilometros e falei com voce lenbra?abraço fica na paz

Mensagens cristocêntricas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
WANGNER LOPES disse...

PAZ DO SENHOR PASTOR JACKSON. LOUVO A DEUS POR SEU MINISTÉRIO E POR TER TIDO PRAZER DE VÊ-LO PREGAR EM UM DE NOSSOS CONGRESSOS DE MOCIDADE AQUI EM ALTAMIRA/PARÁ. DESEJO ADQUIRIR SUAS MENSAGENS EM DVD. COMO FAÇO PARA COMPRAR?

João Matias disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
João Matias disse...

Paz do Senhor Pr Jackson
Sou João Matias de Colinas do Tocantins, Assembleia de Deus - CADETINS, estamos orando para que o nosso Deus restaure sua saúde.
Abraço ao senhor e dignissima família.

lucia disse...

GOSTARIA DE ASSISTIR UMA PREGAÇAO EM VIDEO POIS JA OUVI MUITAS EM FITAS CASSETE.ME RESPONDA PELO MEU EMAIL lucia.gomes.s@hotmail.com

humorista baquiteria disse...

queria uma resposta se o pr. jacksom rodrigues morreu mesmo essa noticia esta vinculada no saite